top of page
Andr_LogoBW.png

Por que morar na Europa? Veja quais são os pontos positivos

Nos últimos meses, levantamos alguns questionamentos no que diz respeito à Europa, sobretudo em relação à mentalidade de que muita gente tem de que viver no velho continente é mais fácil e melhor do que no Brasil. Será?


A partir disso, comentamos um pouco o cenário e o que vem acontecendo por aqui, incluindo o confinamento e as notícias em relação ao lockdown, que infelizmente não são lá tão positivas.


Logo no início da Pandemia, este blog reuniu uma série de artigos sobre o coronavírus e os seus impactos na Europa. Além disso, falamos também sobre o tema trabalho e o lado sombrio de viver no exterior.


Com isso, pode ter muita gente pensando: se há tantos problemas, por que ir morar ou continuar vivendo na Europa? Pois bem! Dessa vez, vamos focar totalmente nos PONTOS POSITIVOS de viver na Europa para que você sabia bem quais são e possa levar em conta na hora de decidir.


Eles são baseados na minha opinião, alguém que já viveu em Dublin e na Espanha. Vamos lá?



Segurança


Não é novidade que a Europa é mais segura do que o Brasil, como também esse é um dos pontos que faz muita gente decidir deixar a pátria amada.


De fato, seja ao andar pelas ruas ou ao realizar atividades comuns do dia a dia, a sensação de segurança é muito maior, quase sempre, na Europa do que no Brasil.


Outro exemplo é ao ir à praia. As chances de alguém roubar pertences pessoais, como roupas e chinelos é bem menor, se comparadas as grandes praias do Brasil (opinião com base nas praias da Espanha).


Transporte


O transporte na Europa não é perfeito por dois motivos: preço e intervalo de tempo entre um e outro ônibus, trem ou metrô.


No entanto, o transporte público na Europa passa longe do caos e aglomeração comuns em São Paulo e outras cidades grandes do Brasil.


Além disso, é comum gastar tempo na condução em qualquer lugar do mundo, porém, em São Paulo, o tempo pode chegar a até 2 horas para ir e mais 2 horas para voltar, ou seja, 4 horas do dia de alguém. Isso é o tempo de um trabalho part-time na Europa.


A qualidade do transporte público influencia diretamente na qualidade de vida da população. Por isso, ainda que não seja perfeito, é fundamental que funcione bem.


Sendo assim, é possível dizer que a qualidade do transporte coletivo na Europa, na maioria das vezes, é superior a do Brasil, outro ponto positivo para o velho continente.




Acesso bens e consumo


Por aqui, o custo de vida pode ser acessível em muitos lugares, principalmente da compra de bens e consumo, como roupas, itens para casa e decoração.


Por exemplo, comprar roupas não é um grande problema e há opções dos mais diversos valores, sendo os mais baratos cerca de 3 euros (média de uma t-shirt na Primark).


Outra coisa também as promoções, onde o produto dos itens de vestuário, calçado, decoração e outros, cai pela metade ou até mais do que isso, mais um ponto positivo para a Europa.


Com a Pandemia, o que se tornou mais comum foram as compras de shoppings online, como Amazon e Shein. Os preços são bem competitivos e atraentes, facilitando ainda mais o acesso a itens de consumo.


Lazer


Na Espanha, é muito comum sair para o café da manhã, um hábito quase inexistente em uma capital como São Paulo, por vários motivos, mas sobretudo os preços.


Por aqui, os preços variam entre 2,50 a 3 euros para a primeira refeição do dia. Para drinks também: uma caña (cerveja) custa certa de 1,40 e uma taça de vinho cerca de 2,50.


Assim, se você quer sair para um café ou um drink, o custo não precisa ser necessariamente alto, muito diferente do Brasil em que a maioria dessas coisas são caras.


Ir a restaurantes ou bares, na Espanha e em muitos países da Europa, não é um luxo, mas sim uma distração acessível para a maioria das pessoas.


Investimento em hobbies


Se você é uma pessoa que gosta de artes manuais, sabia que é possível encontrar muitos artigos de papelaria e artes a preços populares.


Você também pode encontrar artigos esportivos para começar a praticar ioga por exemplo a preços baixos na Decathlon.


Viajar também é um hobbie para muita gente, e por aqui as passagens não são caras, além de ser possível viajar muito facilmente dentro do país que você vive, de trem ou de ônibus.


Esses são alguns pontos positivos que, na minha opinião, se destacam em relação ao Brasil. Gostou? Então, deixe nos comentários qual deles te surpreendeu mais!


Por: Andressa Lara

Comments


Um blog 100% autoral de experiências na Europa

bottom of page